Você conhece a Mentoria?
Aposto que se eu pedir que você puxe na sua memória uma pessoa completamente destrambelhada com os estudos, você não vai ter muita dificuldade (e quem sabe, até mesmo afirmar que essa pessoa é você mesmo). Isso é muito comum, principalmente entre os mais jovens, que geralmente não possuem (nem lhes é ensinado apropriadamente) técnica para este tipo de tarefa. Mesmo os serviços de reforço escolar falham em ajudar esses estudantes, mas isso não é um problema do sistema em si, e sim, do próprio aluno. E é nessa caso que se pode pensar em uma mentoria. A mentoria tem como objetivo orientar e auxiliar alunos a fim de que esses potencializem seus aprendizados escolares, desenvolvendo sua autonomia, responsabilidade, compromisso e devoção aos estudos. O principal elemento dela (e sua principal diferença com o reforço escolar) é que o aluno vai aprender a estudar independentemente, ou seja, a ser um autodidata.
Algo que já foi praticamente regra no passado, se tornou uma raridade no Brasil atual. É difícil ver, até mesmo entre os adultos, uma rotina de estudos independente, onde não se estuda algo pelo simples fato de alguém ter pedido ou ter que entregar essas e essas tarefas para o professor no dia seguinte, e depois nunca mais se falar no assunto. Talvez isso explique porque a média de livros lidos por brasileiro ao ano no Brasil esteja entre 2 e 3, enquanto países desenvolvidos têm uma média de 20 ou mais. O autodidatismo é a chave primária para um avanço significativo na aprendizagem e, consequentemente, uma vantagem, tanto na vida escolar como na vida prática (mercado de trabalho, concursos, etc.). Mas ninguém nasce sabendo de tudo: é possível aprender a aprender, assim como é possível ensinar a ensinar e, particularmente, ensinar a ensinar a si mesmo, que é o trabalho do mentores.
E como funciona?
A mentoria CIS é direcionada para alunos do 6º ao 9º ano, e tem um ciclo de seis fases:
1. Planejamento bimestral de alunos
Primeiramente, será levantado um perfil do aluno, e ele será acompanhado quinzenalmente seguindo este perfil. O planejamento de estudos será personalizado, seguindo as necessidades e capacidades de cada mentorado.
2. Mentoria presencial quinzenal
Aqui serão identificadas as necessidades de cada aluno, e quais meios serão utilizados para atender cada uma delas. Será feita uma troca de experiências dos planejamentos semanais de cada aluno, planejamentos estes que serão avaliados, podendo-se fazer algumas melhorias, tornando-os mais confortáveis e proveitosos para os mentorados.
3. Aulas de reforço
Calma, não são as aulas de reforço convencionais. Aqui, os alunos terão um papel bem mais ativo na aprendizagem, pois as aulas utilizarão das metodologias de Peer Intruction e Sala Invertida, em que o aluno toma a frente no estudo e na discussão dos temas a aprender.
4. Oficinas para a melhoria da aprendizagem
O mentorado aprenderá com essas oficinas questões sobre a administração e aproveitamento do seu tempo de estudo, além de técnicas como mapas mentais, flash cards, mapas conceituais, etc.
5. World Professions Café
Esse é um evento bimestral, onde os alunos conversarão com diversos profissionais e estudantes sobre planejamentos de carreira, para que eles possam já daí criar uma visão de futuro pensando em seu desenvolvimento.
6. Reunião com os pais dos mentorados
A cada bimestre será feita uma reunião com os pais dos estudantes, onde será recebido o feedback das escolas sobre o desenvolvimento dos alunos, bem como as notas, e um novo planejamento bimestral será desenvolvido, voltando para a fase 1.
Venha para o CIS você também!
A mentoria pode ser uma ótima oportunidade para se desenvolver um caráter de autonomia, responsabilidade e compromisso no jovem, e a melhor maneira de lhe ensinar isso é colocando-o à frente de suas próprias tarefas, sempre observando e orientando naquilo que for necessário. Os grandes nomes das ciências, da filosofia, das artes, eram pessoas que tomavam a frente de seus estudos, partindo sempre daquilo que lhes foi ensinado, e daquilo que eles aprenderam de sua própria experiência. Aristóteles não estudou os sentidos humanos porque tinha que entregar um relatório para seu professor na semana seguinte, tampouco Isaac Newton fez os Fundamentos Matemáticos da Filosofia Natural como dever de casa. Esses indivíduos tinham não só autonomia como vontade estudar, e compromisso com os seus objetivos, sem deixar de lado a organização e o bom desempenho naquilo que lhe era requisitado.
Espero que tenha ficado claro neste texto as vantagens, objetivos e características da Mentoria CIS. Quem sabe agora, você pense melhor sobre o baixo desempenho do seu filho, parente ou amigo na escola; pode ser que o problema não seja quantas horas ele passa fazendo as tarefas, ou qual horário do dia ele escolhe, mas o método que ele usa, o objetivo que ele tem e a motivação que ele possui.
Se você conhece algum jovem cujo rendimento escolar não está tão bom, traga-o para o CIS, lembrando: a nossa Mentoria atende alunos do 6º ao 9º ano. See you, and bye-bye!
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