O mundo está passando por mudanças radicais em diversos aspectos, um deles é a educação. Ainda existem professores muito relutantes ao ensino remoto, e os motivos para isso não serão alvo de discussão nesse texto. Mas uma coisa é inegável: o ensino remoto é uma realidade cada vez maior no mundo. Já foi publicado um texto aqui no blog explicando o que é o ensino remoto e como ele funciona. Agora, vamos discutir um pouco sobre a praticidade do ensino remoto.
O Ensino Remoto no Brasil
É claro que nem todos poderão ter acesso a esse tipo de ensino, assim como nem todos se adaptarão a ele. Muitas pessoas ainda não possuem internet ou computador em casa, o que tornaria inviável uma conexão remota, mas ainda existe um segundo problema: a falta de autonomia. Não podemos exigir que o sistema escolar se adapte ao ensino remoto se, antes de tudo, esta questão não for resolvida.
Os alunos brasileiros costumam esperar muito esforço de seus professores para que eles não precisem se esforçar. Eles esperam que o professor faça todas as tarefas em sala de aula, para que não precisem fazer o dever de casa. Eles esperam que o professor tenha sempre um trabalhinho moleza no final da nota, para que poupem esforços em recuperá-la. Enfim, querem que façam por eles aquilo que não querem (mas podem) fazer por si mesmos.
Terá maior proveito do ensino remoto aquele que desenvolver sua autonomia mais rapidamente. Não só do ensino remoto, mas da sua faculdade, do seu trabalho, dos seus negócios; se você buscar melhorar por sua própria conta, e não por aquilo que lhe exigem, talvez não precise outorgar seus resultados e suas responsabilidades aos outros.
Ensino Remoto e o sistema de ensino brasileiro
Resolvido o problema da autonomia dos nossos alunos, podemos discutir sobre a capacidade do sistema escolar em se adaptar a essa nova realidade. Possui o nosso país uma infraestrutura e um sistema que permita às escolas essa adaptação? Será que nossos professores estão dispostos a essa mudança tão radical? E quanto aos governantes, será que estão dispostos a essa empresa? Essas e tantas outras questões devem ser refletidas três, quatro vezes antes de se dizer com toda a certeza se o ensino remoto será, de fato, de alguma ajuda para a situação educacional do Brasil, se aplicado em uma escala tão grande e em contextos tão variados.
A questão do ensino remoto aplicado ao sistema escolar brasileiro é algo a ser pensado por quem tem experiência e conhecimento suficiente para raciocinar, além dos meios para atuar nessa escala. Por enquanto, aqui no Cursos Intense Study, seguimos lidando com os casos particularmente. Para nós, cada caso é um caso, e cada problema deve ser resolvido individualmente dentro de seu contexto, e essa é a proposta do nosso ensino remoto.
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